Fables

sábado, 21 de agosto de 2010
O meu mais recente vício deu-se enquanto trabalhava na Kingpin, vício esse chamado de Fables.
O que ao início me pareceu meio estúpido, acabou por se tornar das coisas mais interessantes que li dentro de um mundo de fantasia.

Esta série conta-nos as histórias de vários fables (personagens que todos nós conhecemos dos mais diversos contos-de-fadas e folclore) depois de terem sido forçados a sair das suas Terras Natais, devido às invasões do The Adversary, para uma pequena comunidade no nosso mundo, dentro de Nova Iorque, dividida em: Fabletown (onde moram os fables que passam por humanos) e The Farm (onde vivem os que são monstros, animais ou derivados).


Existem várias personagens importantes nesta história mas, claramente, que as principais são a Snow White, agora divorciada do Prince Charming depois de esta o ter apanhado na cama com a sua irmã gémea Rose Red, e actualmente vice-presidente da comunidade de Fables; e o Bigby, o famoso Big Bad Wolf das históridas do Capuchinho Vermelho e dos Três Porquinhos agora reformado e bem aceite por todos (ou quase) que ganhou a habilidade de se transformar em humano quando quer e trabalha como xerife.

Outras personagens muito relevantes para o decorrer da história são, por exemplo, a Red Rose, Prince Charming, Bluebeard, Beauty, Beast, Briar Rose, Cinderella, Old King Cole, Pinocchio, Geppeto, Boy Blue, Goldielocks, Frau Totenkinder, Baba Yaga, North Wind, Snow Queen, Red Riding Hood, Flycatcher... Mas infelizmente dessas não posso falar aqui porque se não é spoiler atrás de spoiler.

Continuando, a história começa com a investigação do desaparecimento e suposto assassínio de Red Rose, depois passa para um thriller de conspiração e termina como sendo uma espécie de romance policial. E claro, no meio disto tudo, existe a história de amor entre Snow e Bigby.

Não é possível fazer um resumo do que se trata Fables, toda a história tem várias histórias dentro dela, e é por isso que se torna tão interessante, vê-se várias coisas que nunca nos passou pela cabeça imaginar com as personagens da nossa infância (e posso apontar que isto está longe de ser para crianças, se é que me entendem... e para além disso tem muita violência).



Queria mesmo muito prolongar-me e contar toda a história mas não quero spoilar todos os plottwists aqui existentes.

E para além dos 14 volumes de Fables existentes, existem ainda 3 spin-offs:

- 1001 Nights of Snowfall: É a prequela da série Fables em que Snow White foi enviada para negociar com o sultão dos Arabian Fables. Devido ao sultão se ter sentido ofendido por Fabletown ter enviado uma mulher para falar com ele, é decidido que Snow tem de morrer mas ela salva-se a contar-lhe todas as noites (1001) uma história diferente até que tem a ordem de se ir embora. Esta graphic novel contém 10 histórias diferentes, entre elas o passado de Snow com o Prince Charming, o passado de Bigby, de como ambos de conheceram pela primeira vez, a história de Flycatcher, de Frau Toterkinder, entre outros.

- Peter & Max: A Fables Novel: Este conta-nos o passado desses dois irmãos e de como Peter Piper se tornou no Pied Piper of Hamelin. E sobre este não posso dizer mais nada...

-Cinderella: From Fabletown With Love: Basicamente, uma missão da espia Cinderella que ocorre ao mesmo tempo que um determinado episódio de Fables e alguns flashbacks da história da mesma.




Acho que já dei a entender que adorei esta colecção de comics e o que mais gostei dela foi mesmo o romance da Snow e do Bigby, duas personagens que ao início é completamente wtf de imaginar juntas, principalmente por ela ser uma pessoa e ele... um lobo, mas que depois se torna tão bonito que se lê tudo à pressa para se saber o que lhes vai acontecer depois. E bem, o final dos dois não me desiludiu, é tão simples e lindo :) /fangirl.

Aconselho vivamente a todos os que gostem de uma boa história e que, principalmente, gostem de contos de fadas!

2 comentários:

André Pereira | 22 de agosto de 2010 às 14:33

Andas a ler a fiado? :P Gostei da sinopse, vou "comprar" o torrent :D

Anónimo | 28 de agosto de 2010 às 15:39

Ola! Adorei seu comentario no blog (e desculpe a falta de assentos, estou no note e ele esta sem config. BR). Gosto mt qnd as meninas dao as caras nos comentarios sobre games, muito obrigada! Gostei bastante do seu, tb amo Hqs e favoritarei, tudo bem? Um beijo e seja bem-vinda sempre!