Sandman

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
Passado muito tempo decidi voltar a ler os comics de Sandman. Agora pergunto-me porque raio deixei eu de ler uma das séries mais awesomes de sempre.



"There is nobody in the whole world who knows more stories than Sandman. At night, when children are still at the table, very quietly, or sitting in their seats, he takes off his shoes and climbs the stairs slowly, open the door without noise and blow sand in their eyes."

Sandman descreve a vida de Dream, o rei de the Dreaming (Mundo dos Sonhos, onde Dream mora) e as suas interacções com o mundo e os seus respectivos seres. Muitos nomes lhe foram atribuídos, tais como Sandman, Oneiros e muitos outros esquecidos com o tempo, mas é por Morpheus que é geralmente reconhecido.
Um héroi de tragédias gregas, aparentemente sem sentimentos mas constantemente melancólico que está sempre ciente das suas responsabilidades e com uma dependência de confiança da sua irmã mais velha - Death. É a personagem mais obscura da série que tem de conviver com desejos reprimidos de todos os humanos no seu reino, o que o faz esforçar-se para entender a sua verdadeira natureza. E este sim, é o verdadeiro mistério de toda a história.

Morpheus tem seis irmãos que, tal como ele, são manifestações antropomórficas: Destiny, Death, Destruction, Desire, Despair e Delirium (anteriormente Delight). Sendo os sete conhecidos como os The Endless em que as suas aparências são feitas a partir do subconsciente dos seres conscientes isto é, variam conforme as experiências de vida dos observadores mas nunca perdem a ligação com o conceito que representam. Existem desde sempre e são os seres mais poderosos depois dos Anjos e de Deus. São eles que ocupam os papeis centrais ao longo da história que se passa no the Dreaming em que o seu irmão é a base de tudo.


Aconselho vivamente estes comics a quem goste de histórias "pesadas" porque todas elas giram em volta de psicologia e estranhas filosofias. Tem falas complicadas e temos mesmo de prestar atenção a cada palavra dita para entendermos o que se está a passar. Também tem muitas referências a histórias bíblicas, mitológicas e até mesmo do reino das fadas - tudo que vive no mundo os sonhos aqui tem lugar.
Acho as personagens realmente cativantes pois não "seguem à letra" o que personificam mas não perdem a sua verdadeira essência, principalmente a Death, a Endless mais optimista e bem humorada que tem sempre pendurado no pescoço um colar na forma de Ankh (símbolo egípcio da vida).

Depois de Batman, aqui está a minha colecção de comics preferida. AH! E esqueci-me de referir que o Batman também aparece em Sandman!

1 comentários:

JGuapo | 15 de fevereiro de 2010 às 18:03

Eu adoro também Sandman. Neil Gaiman é um mestre no que faz. É uma pena eu nunca ter chegado a acabar de ler tudo. É talvez a minha lei da inércia em prática lol. Mas muito bom post. Keep it up ;)